Processos

Compostagem
Compostagem

Tratamento de Resíduos Orgânicos

Processo Mecanizado de Revolvimento

Produção de Composto de Qualidade

compostagem ocorre através de um processo biológico de valorização da matéria orgânica. Trata-se de um processo natural onde os microrganismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação (decomposição) da matéria orgânica, transformando-a em composto orgânico, um material muito rico em nutrientes e que é utilizado como condicionador de solos.

Esse processo é considerado um tipo de reciclagem dos resíduos orgânicos, e a principal vantagem da compostagem em escala industrial é a qualidade do composto produzido.

O CTR Vila Velha recebe resíduos sólidos orgânicos não contaminados provenientes de indústrias, supermercados, feiras e cozinhas industriais, em grandes quantidades. O processo de revolvimento acontecerá periodicamente de forma mecânica, ou seja, somente com máquinas e não de forma manual.

O controle permanente dos parâmetros de produção garante a produção um composto orgânico de excelente qualidade e garantia de não contaminação, que poderá ser utilizado na melhoria de solos arenosos, aumentando o teor de matéria orgânica em solos novos, condicionando estes solos e melhorando a produtividade dos mesmos.

O barracão de compostagem é impermeabilizado na base com geomembrana de PEAD sobre a qual foi construído um piso de concreto endurecido e impermeabilizado, garantindo a segurança do processo. Canaletas de captação de percolado conduzem os eventuais efluentes gerados no processo até uma caixa de acumulação, sendo que este efluente é utilizado para manutenção da umidade das leiras de compostagem. Em caso de excesso de efluente, o mesmo é  bombeado até a lagoa de armazenamento de chorume do empreendimento.

Entenda o processo de Compostagem