Processos

Compostagem
Compostagem

Tratamento de Resíduos Orgânicos

Processo Mecanizado de Revolvimento

Produção de Composto de Qualidade

A compostagem ocorre por meio de um processo biológico de valorização da matéria orgânica. Trata-se de um processo natural em que microrganismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação (decomposição) da matéria orgânica, transformando-a em composto orgânico — um material rico em nutrientes, utilizado como condicionador de solos.

Esse processo é considerado um tipo de reciclagem dos resíduos orgânicos, e a principal vantagem da compostagem em escala industrial é a qualidade e a padronização do composto produzido.

O CTR Vila Velha pode receber resíduos sólidos orgânicos não contaminados, provenientes de indústrias, supermercados, feiras e cozinhas industriais, em grandes quantidades. O revolvimento das leiras acontece periodicamente de forma mecânica, por meio de máquinas específicas, garantindo segurança operacional e eficiência no processo.

O controle permanente de parâmetros como umidade, temperatura e oxigenação assegura a produção de um composto orgânico de excelente qualidade e livre de contaminação, que pode ser utilizado para a melhoria de solos arenosos, aumento do teor de matéria orgânica em solos novos, condicionamento de áreas agrícolas e incremento da produtividade.

O barracão de compostagem é impermeabilizado na base com geomembrana de PEAD, sobre a qual foi construído um piso de concreto endurecido e impermeável, garantindo a segurança do processo. Canaletas de captação de percolado conduzem os eventuais efluentes gerados até uma caixa de acumulação, e esse efluente é utilizado para manutenção da umidade das leiras. Em caso de excesso, o líquido é bombeado para a lagoa de armazenamento de chorume do empreendimento, integrada ao sistema de tratamento de lixiviados do CTR Vila Velha.

Entenda o processo de Compostagem